© 2016 Biovilla

Palmela-Conquista-com-Municipio_1_1024_2
 

Eis a nossa Visão 2020:

Alcançar a regeneração integral da nossa paisagem ecológica, social e económica com uma floresta viva, autóctone e comestível, uma comunidade local de aprendizagem forte e resiliente e uma economia próspera, real e sustentada que sirva de modelo para a criação e partilha de valor social em todo o mundo. Ser ainda o local de convergência e de partilha da sustentabilidade na comunidade em Portugal e no Mundo. 

A Biovilla surgiu para responder à crescente procura social por novas e inovadoras soluções integradas que contextualizem e estruturem a rápida mudança que vivemos e nos capacitem para navegarmos nestas ondas de
oportunidade com sentido, significado, coerência, justiça e sustentabilidade. Ou
seja, a Biovilla continua a dar a possibilidade de milhares de pessoas que passam
pelo nosso espaço de terem experiências de sustentabilidade e se capacitarem para
serem agentes de mudança social
, com ferramentas de Gestão e Inovação social e
uma perspectiva holística e integrada de diferentes saberes, técnicas e sistemas.

Queremos criar uma pegada ecológica positiva. Como tal, a Biovilla desenvolve-se e age em consonância com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 12 - Consumo Sustentável. São estas, as nossas mais importantes práticas: práticas lixo zero. Optando produtos avulso e aproveitando todo o desperdício orgânico para produzir composto para os nossos solos; plantamos milhares de árvores por ano; não agredimos o meio ambiente com quaisquer químicos provenientes de produtos alimentares, cosméticos e de limpeza; a nossa horta é certificada 100% Bio; optamos por uma economia circular; fazemos uma utilização consciente e reaproveitamento de águas; através da energia solar vivemos autonomamente. Geramos a nossa própria energia. Somos eficientes de ponto de vista energética.

Acreditamos que um verdadeiro projecto cooperativo, tem o papel de montar estratégias que sirvam propósitos sociais, ambientais e económicos de forma consciente, coerente e sustentável. Mas mais do que um bom plano de gestão, acreditamos que é igualmente importante manter a intenção e propósito de base vivo na cooperativa para que os valores
possam ganhar forma e continuar intocáveis a pressões financeiras ou sociais. Com responsabilidade, vamos percebendo que mantendo os valores firmes, os recursos aparecem para dar forma ao conteúdo. A estrutura é fundamental para o sucesso de qualquer projecto, mas a intenção que se coloca no que se quer oferecer ao mundo,
é peremptória para a vitalidade do trabalho que se desenvolve.

 
 

Contribuímos activamente para os seguintes ODS:

A APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial, na 4.a e 5.a Cerimónia de Atribuição do Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade reconheceu-nos em 2018 e em 2019 como melhor prática no:

ODS 12 - PRODUÇÃO E CONSUMOS SUSTENTÁVEIS.

A nossa horta foi em 2018, certificada com o selo de certificado de produção biológica. Assim garantimos, a qualidade da nossa agrofloresta e trabalho em permacultura.

 
 

Fomos presenteados pela Câmara Municipal de Palmela com uma
Medalha Municipal de Mérito em Turismo Sustentável. 

Orgulha-nos muitíssimo podermos receber tal reconhecimento e tudo faremos para dar continuidade ao nosso trabalho e honrar essa confiança.