© 2016 Biovilla

Palmela-Conquista-com-Municipio_1_1024_2
 

Na biovilla cumprimos sonhos individuais em formato de sonhos colectivos. Damos o nosso melhor para criar ambientes que nos sirvam a todos. Ouvimo-nos  e temos todos literalmente o mesmo voto nas matérias da cooperativa. Somos amigos, parceiros e cúmplices. Focamo-nos nas soluções como forma de resolver os obstáculos.

 

Sabemos que a biovilla é um projecto maior do que os seus cooperantes ou o seu espaço físico e que enquanto estiver de pé, toda a comunidade envolvente terá alimentos, abrigo e companhia.

 

É um espaço de inovação, de experimentação e de união para a Sustentabilidade procurando na ilimitada criatividade humana soluções e alternativas para os maiores desafios actuais da humanidade.


Construímos uma visão conjunta e acreditamos juntos que podemos efectivamente trazer algo de diferente ao mundo. A nossa casa é sempre a casa de todos. Assim, na biovilla, a sustentabilidade está à mão de semear.

Trazer Sustentabilidade ao dia a dia das pessoas

Alcançar a regeneração integral da nossa paisagem ecológica, social e económica com uma floresta viva, autóctone e comestível, uma comunidade local de aprendizagem forte e resiliente e uma economia próspera, real e sustentada que sirva de modelo para a criação e partilha de valor social em todo o mundo. Ser ainda o local de convergência e de partilha da sustentabilidade na comunidade em Portugal e no Mundo.

Os nossos Princípios Fundamentais
Confiança | Compromisso | Cooperação

 
 

A biovilla pretende fomentar o desenvolvimento social, económico e ambiental de forma integrada e equilibrada através de práticas e modelos empresariais inovadores que coloquem a Sustentabilidade no centro da sua actuação.

Produção, distribuição e comercialização de produtos biológicos, de comércio justo ou de produção local.

Criação de sessões de formação na área da sustentabilidade com intuito de proporcionar experiências de educação relevantes, transformando um coração de cada vez.

Construção de um lugar seguro, em formato de Turismo de Natureza sustentável que serve como base da experiência vivencial para um mundo mais sustentável.

Tudo isto para, num modelo de negócio viável, fazer a sua parte e levar a Sustentabilidade na sua plenitude até ao quotidiano das nossas empresas, do nosso governo, das nossas pessoas. 

Para a biovilla, a Sustentabilidade está aqui…

à Mão de Semear.

“If you have come here to help me, you are wasting our time.
But if you have come because your liberation is bound up with mine, then let us work together.”
Lilla Watson

Como pode fazer parte da biovilla? Conheça a nossa história junte-se à família!

A biovilla vai finalmente abrir as suas portas! Se sustentabilidade e felicidade são importantes para si e não sabe como o trazer à sua vida, junte-se a nós! Já fizemos muito, mas temos tanto ainda por fazer… 

Procuramos pessoas apaixonadas por um mundo melhor que queiram fazer parte da nossa família ou apoiarem-se na estrutura por nós já criada para desenvolverem os seus projectos dentro da cooperativa ou fora. Estamos cá para nos apoiarmos mutuamente e trazermos ao mundo tudo aquilo em que acreditamos!

Assim, procuramos: marketeers, designers, contadores de histórias, permacultores, técnicos de hotelaria, malta de “mãos-na-terra” e coração ao alto, formadores, engenheiros, gestores, amadores ou profissionais, carpinteiros, sonhadores, jardineiros, artistas, etc… No fundo procuramos pessoas que se importam com as pessoas e com a terra. Que queiram passar à acção. Que verdadeiramente querem dar um contributo e provavelmente não sabem por onde começar. Ou até sabem, mas faltava um empurrão. Juntem-se a nós!

Temos para oferecer, trocas de serviços, amor, noites de alojamento, participação em formações nossas, boas conversas, partilha de recursos, estágios / posições remuneradas ou não, funções residenciais (consoante os casos).

Contactem-nos através do email geral@biovilla.org para começarmos a conversar. 

Até breve! 

 
 

Legalmente, o que é a biovilla?

A biovilla é a denominação social de BVLL – Cooperativa para o Desenvolvimento Sustentável C.R.L.. A biovilla é uma cooperativa de consumo, que conta com 18 cooperadores e que foi fundada em 12 de fevereiro de 2010.

A biovilla é uma ecovillage/ecoaldeia?

Não. A biovilla é um projecto de Sustentabilidade e Permacultura que visa ser um local de experimentação de tecnologia, modelos de gestão, e um design holístico para a sustentabilidade apoiado nas melhores práticas (inter)nacionais tanto ao nível das empresas como ao nível de comunidades e ecoaldeias, não se enquadrando em nenhum destes formatos mas procurando trilhar um caminho de equilibro entre os dois. Na prática a biovilla é um projecto de Turismo de Natureza, agricultura sustentável e Educação para a Sustentabilidade que se materializa no Parque Natural da Serra da Arrábida.

Posso ir visitar a biovilla?

Claro que sim!!! A biovilla encontra-se aberta a visitantes, curiosos, estudiosos, amantes da natureza e afins sendo que preferencialmente convidamos todos os interessados a visitarem-nos nos Dias Abertos ou Dias Activos que organizamos regularmente. Mantenham-se atentos ao Facebook. 

Posso ir viver para a biovilla?

A biovilla é um projecto de Turismo de Natureza incluído dentro do Parque Natural da Serra da Arrábida e que por limitações de área construtiva não têm a possibilidade de criar condições para habitação própria. De qualquer maneira, procuramos activamente que todos aqueles interessados em Permacultura e realizar a Transição para um modo de vida mais sustentável e em conexão com a natureza, encontrem um espaço aqui perto de nós para podermos partilhar e trabalhar conjuntamente rumo a um futuro mais resiliente e feliz.

Como posso fazer parte da biovilla?

Existem 4 principais formas de colaboração e cooperação com a biovilla:

i) Faça parte da Família
ii) Seja um cooperador biovilla
iii) Seja um investidor/doador biovilla
iv) Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram) e acompanhe as nossas actividades e, claro, partilhe as suas ideias

A biovilla está vinculada a algum movimento político-partidário/religioso/social?

Não. A biovilla é uma organização sem vínculos político-partidários, religiosos ou a movimentos sociais. Enquanto entidade independente mas interdependente procura apoiar e suportar movimentos, como o Movimento de Transição, Movimento das Eco-aldeias, Movimentos de Cidadania e redes de permacultura, mas não está legalmente vinculada a nenhum deste movimentos nem é responsável pelas suas actividades. A biovilla procura defender aquilo em que acredita mantendo a sua identidade própria.